Santana do Matos

HISTÓRIA
A história da fundação de Santana do Matos começa quando Manoel José de Matos, devoto da Senhora Sant’Ana, vindo de Pernambuco, comprador de animais para negócio, viajando pelos Sertões chegou a um lugar conhecido como Fazenda Bom Bocadinho, localizada no pé da Serra de Santana. Adoecendo gravemente, fez uma promessa a Sant’Ana que, caso se restabelecer construiria uma capela em veneração a Santa. Obtendo resultado positivo, Manoel José de Matos cumpriu fielmente a promessa. A capela foi construída no século XIX e daí desapareceu o nome de Fazenda Bom Bocadinho, passando a se chamar Santana do Pé da Serra e mais tarde Santana do Matos (Santana em alusão a Santa e Matos à Manoel de Matos).

LOCALIZAÇÃO
O Município de Santana do Matos/RN situa-se na região Nordeste do Brasil, estado do Rio Grande do Norte, na Microrregião Serra de Santana e Mesoregião Central, fazendo limite ao Norte com os municípios: Angicos, Itajá, Fernando Pedrosa; ao Sul com: São Vicente, Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova; ao Leste com: Bodó, Cerro-Corá; ao Oeste com: São Rafael e Jucurutu. Distante 218 km da capital do estado do Rio Grande do norte (Natal) e 190 km de Mossoró RN.

TURISMO
O Município é rico em Patrimônio Histórico, Natural e Cultural, fatores importantes para o desenvolvimento turístico da região. A cidade é famosa pela Festa da Padroeira Nossa Senhora Santana no mês de julho, a qual possui uma das mais belas Igrejas Católicas do Nordeste, a Matriz de Santana. Neste mesmo período acontece a Grande Vaquejada de Santana do Matos, a mais tradicional do RN, com megas apresentações musicais. 
A região é conhecida pela arte rupestre.
Em 1999, foram localizados no Município 75 Sítios Arqueológicos, mas foi a partir de 2002 que foram feitas pesquisas por Gilson Luís da Silva, morador do Sítio Cruzeiro e o Professor Valdecir dos Santos Júnior, Professor da UERN, que revelaram a existência de mais de 80 Sítios Arqueológicos e constataram a presença de Ossos, Pinturas e Gravuras rupestres em várias comunidades.

Fonte: Site da Prefeitura de Santana do Matos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário